segunda-feira, 13 de junho de 2011

Termos Técnicos Importantes

ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line) é um formato de DSL, uma tecnologia de comunicação de dados que permite uma transmissão de dados mais rápida através de linhas de telefone do que um modem convencional pode oferecer.


ATM (Asynchronous Transfer Mode) é uma arquitetura de rede de alta velocidade orientada a conexão e baseada na comutação de pacotes de dados. Possui pacote de tamanho fixo de 53 bytes (sendo 5 para o cabeçalho e 48 para dados).

DNS (Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído operando segundo duas definições: 1) Examinar e atualizar seu banco de dados; 2) Resolver nomes de domínios em endereços de rede (IPs).

FTP (File Transference Protocol) é um protocolo de Camada de Aplicação, que opera nas portas 20 ( dados) e 21 (comandos ).

UDP (User Datagram Protocol) é um protocolo de Camada de Transporte não-confiável.
Ele é descrito na RFC 768 e permite que a aplicação escreva um datagrama encapsulado num pacote IPv4 ou IPv6, e então enviado ao destino. Mas não há qualquer tipo de garantia que o pacote irá chegar ou não.

DNS (Domain Name Service) é um protocolo de camada de aplicação responsável por resolver um nome de domínio ( www.google.com ) para um dado IP. O DNS opera na porta 53.

HTML (HyperText Markup Language) é uma linguagem de marcação, semelhante ao XML, para a construção de páginas WEB.

HTTP (HyperText Transference Protocol) é um protocolo de camada de aplicação que opera na porta 80, e o HTTPS na porta 443, responsável pela comunicação dos serviços web, inclusive envio de mensagens HTML.
NIS (Network Information Service) é um serviço, desenvolvido pela Sun Microsystems, para distribuição de informações por uma rede. Facilita a administração do ambiente Linux/Unix, pelo fato de manter uma base de dados centralizada na rede, o que torna a manutenção e consistências mais fáceis.
POP3 (Post Office Protocol) & IMAP4 (Internet Message Access Protocol) São para receber mensagens, a diferença entre POP3 e IMAP4 é que o IMAP permite a manipulação das mensagens no servidor, sem precisar baixar para o local.

LDAP (Lightweight Directory Access Protocol) é um protocolo para atualizar e pesquisar diretórios rodando sobre TCP/IP. Um diretório LDAP geralmente segue o modelo X.500, que é uma árvore de nós, cada um consistindo de um conjunto de atributos com seus respectivos valores.
LDAP influenciou protocolos de Internet subseqüentes, incluindo versões posteriores do X.500, Directory Services Markup Language(DSML), Service Provisioning Markup Language (SPML) e o Service Location Protocol.


SNMP (Simple Network Management Protocol) - Gerenciamento de redes, que permite dentre outras operações: SET, GET, GETNEXT e TRAP.
SMTP (Simple Mail Transferer Protocol). Camada de aplicação. Opera na porta 25. Usado para isso aí que ele falou;

HTTPS (HyperText Transfer Protocol secure), é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada SSL (Secure Socket Layer) ou do TLS (Transport Layer Security). Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos através de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente através de certificados digitais. A porta TCP usada por norma para o protocolo HTTPS é a 443.

A medida em que formos estudando iremos revisando e agregando termos novos a postagem.

Bom estudo a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário